Por que Mindfulness e Meditação estão se tornando essenciais? por Gustavo Oliveira e Timothy Whiteside


Você costuma se sentir sobrecarregado com a quantidade de informações que encontra diariamente? Mesmo sem procurar, somos apresentados a MUITOS dados: notícias, informações sobre viagens, correio, publicidade, receitas, números de contas bancárias ... muitas telas de computador. Se você está de acordo com isso, deve saber que não está sozinho e que há uma boa razão para desenvolver um sentimento de sobrecarga quando confrontado com todas essas informações neste momento da nossa história humana.

Essa saturação com dados é algo que todos experimentamos. Vivemos na era da tecnologia, na era digital, na era da internet, na era da informação. O início da era da informação está associado a uma mudança na economia de ser baseada na indústria e na manufatura para uma baseada na informatização da informação. Assim, gostemos ou não, nosso meio de vida está vinculado à nossa capacidade de participar dessa nova economia com base em informações computadorizadas.

Estima-se que, ao longo da vida de uma pessoa no século 18, a quantidade de informação a que seria exposta seria equivalente à quantidade de informação a que um indivíduo pode ser exposto em uma semana no mundo de hoje. Nosso cérebro pode acompanhar tudo isso? Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem que sentem que sua mente está confusa ou sem foco, que não conseguem parar de pensar nas coisas que acontecem no mundo ao seu redor.

A mente humana tem capacidade para processar essa quantidade de dados? Considerando que nos últimos 50 anos houve uma explosão de informações, não apenas produzidas, mas prontamente disponíveis, é de se perguntar se nós, como seres humanos, somos capazes de nos adaptar. Esta questão está no domínio da mente humana e não no corpo físico (onde a evolução pode levar gerações para mostrar adaptação). A mente humana tem grande capacidade: “A maioria dos neurocientistas computacionais tende a estimar a capacidade de armazenamento humano entre 10 e 100 terabytes, embora o espectro completo de suposições varie de 1 terabyte a 2,5 petabytes. (Um terabyte é igual a cerca de 1.000 gigabytes ou cerca de 1 milhão de megabytes; um petabyte é de cerca de 1.000 terabytes.) ”Do artigo da MH Magazine,“ AI Impacts ”, 2015.


Portanto, a questão não é sobre a evolução de um novo cérebro humano com maior capacidade, mas como desenvolver habilidades como: melhorar a clareza mental, silenciar a mente, tornar-se mais atento ao que mais importa e, finalmente, à expansão da consciência.

Existem maneiras de equilibrar as demandas da atividade mental e é por isso que mais pessoas procuram incluir atenção e meditação em suas vidas diárias. As pessoas estão procurando uma maneira de tirar um “intervalo” do ritmo frenético e da enxurrada de consumo diário de dados característicos da vida no novo milênio. Essa existência em ritmo acelerado se tornou o padrão para sobreviver no ambiente de negócios atual.


Gustavo Oliveira é um empresário prolífico que se dedica há mais de 14 anos ao estudo e ensino de mindfulness e meditação.

Timothy Whiteside, MD, é um médico que pratica meditação e mindfulness há mais de 24 anos e a ensina há 12 anos.

 



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.