Com valores acessíveis e flexibilidade de horário, cursos e assessorias via Whatsapp atraem clientes e geram renda extra a empreendedores por REDAÇÃO STARTUPLIKE


Se a educação à distância (EAD) cresceu tanto a ponto de, em um ano, tirar quase 120 mil alunos do ensino presencial, pequenos empreendedores já se ligaram que o canal virtual pode representar uma chance de renda extra. Ao perceber que o smartfone já fazia parte do indivíduo e que as pessoas passam grande parte do tempo conectadas, a diretora da escola do DeROSE Method do Cambuí, Vanise Perez, visualizou a oportunidade de um novo serviço para expandir a realização do seu propósito de contribuir com a evolução pessoal de seus clientes, sintonizada com a tendência tecnológica. Sua ideia consistia em utilizar uma ferramenta normalmente de distração como algo que ajudasse na melhora do foco.

Assim, ela elaborou uma assessoria de Mindfulness via Whatsapp, em que os alunos recebem conteúdos diários, teóricos e práticos, por vídeo-aulas. “Explicamos todo o conceito, para que a pessoa entenda a fundo a ideia, e ensinamos técnicas para trabalhar respiração, concentração, meditação, atenção no corpo, aumento de vitalidade e foco, entre outras coisas”, explica Vanise. Segundo ela, o ganho gradual de consciência no momento presente e a identificação dos condicionamentos automatizados permitem mudança de hábitos e uma melhora nas relações humanas. E a chance de conquistar essa mudança a partir de uma notificação no celular, sem sair de casa, é convidativa.

A engenheira Alessandra de Souza Domingues é uma das pessoas que buscou a praticidade de um curso online. Praticante do DeROSE Method Cambuí, tinha nas mãos as referências necessárias para contratar o serviço e garantir que não perderia nenhuma aula por conta de imprevistos na agenda. “A possibilidade de poder assistir e ler no momento que estou disponível e poder rever conteúdos que posso não ter assimilado tão bem na primeira explicação foi essencial para um melhor aproveitamento”, conta Alessandra, que como ponto negativo cita apenas a falta da troca entre os demais alunos.

Autoimagem na palma da mão

Quem também lançou seu serviço para as telas do celular foi Katy Garcia, consultora de moda e imagem e criadora da Terapia do Vestir. Seu curso via Whatsapp e Telegram consiste em promover o desenvolvimento pessoal por meio da moda. A ideia é ajudar mulheres a se libertarem de padrões que as limitam, com os desafios diários que Katy lança nos grupos, junto com dicas de como realizá-los. “A ferramenta desperta o autoconhecimento através das roupas e também a comunicação a partir da moda, de nos expressar pela maneira que nos vestimos”, explica a consultora.

Além de atingir mais mulheres, oferecendo a consultoria online, Katy conseguiu melhorar também a qualidade do seu tempo com a filha e a possibilidade de fazer seu trabalho de qualquer lugar, inclusive viajando. “Nos aplicativos, o tempo que eu dedico diretamente ao serviço é menor, o que diminui o custo para a cliente, e me permite otimizar meu dia a dia”.

Katy acredita tanto no virtual que não vê desvantagens no método. Mesmo quando uma cliente sente falta do trabalho presencial e mais segmentado da consultora, ela teve a chance de conhecer o serviço previamente por um valor mais acessível. Mas grande parte das mulheres aproveita os desafios para exercitar sua criatividade na hora de se vestir, sem medo do julgamento de uma “professora” ou de colegas de classe. A consultora tem ainda outros serviços prestados via Whatsapp e Skype.

Apesar de se considerar mais da turma do olho a olho, a educadora Carol Braga se rendeu aos benefícios do curso online. “Eu acompanhava a Katy nas redes sociais e queria muito fazer uma consultoria presencial, mas além da questão financeira, existia a correria do dia a dia que não me permitia, naquele momento, estar presente para um curso com ela. Quando ela lançou o Terapia do Vestir, foi uma oportunidade que encontrei de ‘testar’ o serviço e ver se rolava empatia. Sem contar a facilidade de ouvir os áudios em qualquer lugar, entre uma atividade e outra da rotina”. Carol gostou tanto do serviço prestado que, logo após a consultoria online, fechou a consultoria presencial.

Uma dúvida, professor!

Pra quem se sente inseguro quanto a atenção dada pelos profissionais nesse atendimento à distância, pode se despreocupar. Carol Braga destaca a disponibilidade de Katy Garcia ao longo do curso e Vanise Perez conta que oferece um suporte pelo próprio Whatsapp, em que o cliente pode mandar todas as dúvidas aos professores que administram o grupo. “A vantagem é um canal de comunicação aberto com a pessoa em que as informações ficarão todas registradas nas mensagens e ela poderá acessar na hora que quiser, ver e rever”.

Quem pensa em expandir seu público através das plataformas digitais, deve pensar nisso e Vanise Perez garante que para evoluir é preciso desapegar de certos padrões que consideramos como corretos ou ideais. “Hoje a internet é uma ferramenta de inclusão e, olhando com carinho – e às vezes, com a ajuda de um profissional da área – conseguiremos colocar de uma forma inovadora o nosso conteúdo para que muito mais pessoas possam usufruir dessa solução”, conclui.

 



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.